segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Cresce a procura por tratamentos ortodônticos no Brasil

O tratamento ortodôntico é a melhor solução estética para corrigir a posição dos dentes. Hoje em dia, o acesso a este tipo de tratamento está bastante facilitado, devido à diminuição dos custos e ao maior apelo pela estética, principalmente nos adultos.
Um dos principais motivos que levaram o tratamento a ser mais acessível para a população foi o aumento da produção nacional de materiais ortodônticos. Porém, a qualidade dos materiais importados ainda é bastante superior à dos nacionais. Este é um dos motivos que explica a divergência de valores de honorários cobrados por ortodontistas....enquanto alguns "fornecem o aparelho gratuitamente", outros mantém a cobrança do planejamento e aparelhos, valorizando a especialidade. Sabemos, porém, que é impossível que o aparelho fornecido "sem custos" seja da mesma qualidade dos utilizados por ortodontistas qualificados, que utilizam materiais importados de altíssima qualidade.
E é justamente pensando em algumas particularidades, que deve-se tomar alguns cuidados na hora de procurar um tratamento ortodôntico. O ideal é que se procure um profissional Especialista em Ortodontia (basta consultar o CROSP), que passou pelo menos 3 anos estudando somente Ortodontia, e que com certeza possui maiores conhecimentos na área que aqueles que fizeram apenas cursos de ortodontia. Desconfie se o tratamento for barato de mais, pois tratamento ortodôntico é saúde também....e com saúde não se brinca. Questione o tipo de aparelho utilizado pelo profissional, o tempo estimado de tratamento, que movimentos serão realizados. Um bom profissional sempre saberá explicar perfeitamente o que está buscando no tratamento ortodôntico. Boa sorte!

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Respiração oral: causas, consequências e tratamento

A respiração pelo nariz é função essencial para a nossa saúde. Quando respiramos pelo nariz, o ar é umidificado, aquecido e filtrado de suas impurezas para chegar aos pulmões. Além de proporcionar oxigênio para o metabolimos celular, garante o correto desenvolvimento anatômico e funcional das mais diversas estruturas do corpo.
Quando respiramos pela boa (respiração oral), o ar chega aos pulmões como se encontra no ambiente, ou seja, com impurezas, seco, frio, deixando-nos mais propensos a problemas respiratórios.
Um criança ou adulto que apresenta dificuldade para respirar pelo nariz pode apresentar as seguintes características:
•Hipertrofia (aumento) de amígdalas e/ou adenóides, desvio de septo, rinite alérgica, sinusite;
•Espaço reduzido na cavidade nasal, narinas estreitas;
•Alterações de paladar e olfato;
•Alterações na oclusão de dentes;
•Lábios entreabertos, ressecados, com alterações de cor e flácidos;
•Tensão no músculo do queixo;
•Língua flácida, volumosa, projetada anteriormente;
•Alteração na mastigação;
•Alteração na deglutição;
•Alterações de voz (nasalisada e/ou rouquidão);
•Otites frequentes (dor de ouvido);
•Olheiras;
•Alteração na postura de cabeça e pescoço;
•Alteração na postura corporal;
•Alterações de sono (ronco, baba, sono durante o dia);
•Menor rendimento físico;
•Alterações no rendimento escolar (esta alteração não ocorre devido a problemas intelectuais, mas sim porque devido a alterações de sono, a criança terá dificuldades quanto a atenção e concentração);
•Alterações na fala (trocas na fala, articulação travada, imprecisão e distorção articulatória, excesso de saliva).
O tratamento da respiração oral envolve alguns profissionais da saúde: Otorrinolaringologista, Ortodontista e Fonoaudiólogo.
A avalição otorrinolaringológica determina a causa da respiração oral e presecreve o melhor tratamento naquele momento; o ortodontista fará as correções dentárias necessárias e o fonoaudiólogo reeducará as funções alteradas, assim como irá garantir, através de exercícios e conscientização, o uso e a importância da respiração nasal.
Seguem abaixo algumas dicas para uma boa respiração: (fonte: “Dudu no mundo da respiração”)
•Oriente a criança para que mastigue bastante, usando os dois lados alternadamente, devagar e sempre com a boca fechada. Prefira alimentos com consistência mais dura (legumes crus ou pouco cozidos no vapor, frutas secas). A musculatura precise trabalhar.
•Faça inalação e utilize soluções fisiológicas quando necessárias e receitadas pelo seu médico.
•Assoe o nariz várias vezes ao dia, evite permanecer com o nariz sujo e escorrendo.
•Caso freqüente escola de natação, verifique se a quantidade de cloro é excessiva e se há boa ventilação no local. Prefira piscinas salinizadas.
•Procure realizar atividades físicas que estimulem a boa respiração, como futebol, atletismo, tênis.
•Utilize aspirador de pó em travesseiros e colchões no mínimo uma vez por mês.
•Coloque travesseiros e roupa de cama ao sol, pois o calor mata os ácaros e fungos.
•Mantenha a casa sempre limpa, arejada e com baixa umidade, principalmente o quarto.
•Animais de pelos são prejudiciais a pessoas alérgicas. Caso os tenha evite que entrem em casa, principalmente nos quartos.
•O uso de protetor de colchão e travesseiro é importante para evitar o contato com os ácaros que estão no próprio colchão. Lave-os a cada duas semanas.
•Lave com água quente a roupa de cama pelo menos uma vez por semana.
•Remova tapetes e carpetes, principalmente do quarto, prefira piso liso, sintético e passível de limpeza com pano úmido.
•Remova ou limpe objetos mofados.
•O acompanhamento periódico com o seu médico, dentista e fonoaudiólogo é de extrema importância.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Dicas de escovação para quem usa aparelho ortodôntico!

O uso de aparelhos ortodônticos, especialmente os fixos, requer atenção e cuidados redobrados de higiene bucal para evitar que ocorra gengivite durante o tratamento ortodôntico, o que pode dificultar a movimentação dentária e podendo até legar à interrupção temporária do tratamento até que o quadro seja revertido.
Isto porque, com o aparelho fixado na boca, aumenta o número de superfícies retentoras de restos alimentares e, consequentemente, de placa bacteriana que, como o próprio nome indica, é muito rica em microorganismos.
Assim, o acúmulo de placa no dente, no aparelho e entre o dente e a gengiva, acaba levando a uma inflamação gengival com sangramento, que pode levar progredir para uma doença periodontal se não for tratado.
Some-se a esse quadro o fato de que o aparelho se constitui em um obstáculo para a auto-limpeza, isto é, aquela limpeza que a própria boca dá conta de fazer com os lábios e com a língua - a autóclise -, quando da mastigação dos alimentos.
Também é preciso considerar que a própria presença do aparelho dificulta, ao menos em parte, a técnica de escovação.
O segredo para evitar gengivite é escovar os dentes sempre que se alimentar, e na última escovação (antes de dormir), caprichar bastante, levando a escova a passear por todos os lados dos dentes, na região da gengiva e nas reentrâncias do aparelho. Além disso, importante também conferir sempre, no espelho, se os dentes estão realmente limpos e se o aparelho e as gengivas foram devidamente higienizados.
O uso do fio-dental é funamental e auxilia bastante a limpeza das áreas que a escova dental não alcança. Com aparelho fixo, o fio-dental deve ser usado com cuidado, passando entre os dentes e o aparelho, com auxílio de passa-fio de plástico, que facilita bastante a passagem do fio dental por baixo do fio ortodôntico.
Escovas do tipo unitufo, ou seja, as que contêm um chumaço único de cerdas, costumam ajudar nesta limpeza, principalmente ao redor dos bráquetes.
Para quem usa aparelhos fixos, os antissépticos bucais também são importantes. Recomenda-se usar antissépticos sem álcool, incolores e com flúor, para não mancharem ao redor dos bráquetes e protegerem os dentes contra cáries, sem queimar a mucosa bucal.





O aparelho removível também favorece o acúmulo de placa, tanto nos dentes, quanto nele próprio, podendo resultar na desmineralização do dente, perigo que pode ser evitado por uma boa limpeza na boca (dentes, gengivas e por dentro das bochechas) e por igualmente eficaz escovação do aparelho, com creme dental.
Seguidos estas simples dicas de escovação, sua gengiva vai estar sempre saudável, a boca perfumada, fresquinha e o aparelho bem cuidado. Crianças e adolescentes com aparelho e dentes sujos causam péssima impressão, exalam cheiro ruim e sentem gosto desagradável na boca, transformando o sorriso, que seria o carro-chefe da beleza facial, num pobre príncipe em andrajos. E você, já escovou seus dentes hoje?? Quer tirar alguma dúvida sobre escovação?

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Quanto tempo dura um tratamento ortodôntico?

Esta é a primeira pergunta que os pacientes fazem aos Ortodontistas. Logo em seguida, relatam sobre tratamentos de amigos e parentes que duraram cinco, seis, sete anos. Meus Deus!!! Acho que eu não acreditaria num Ortodontista que levasse mais de quatro anos para finalizar um tratamento, com certeza desistiria antes.... Mas por que será que isso acontece com tanta frequência?
Na realidade, a maioria dos tratamentos ortodônticos dura em média dois anos. No mínimo um ano e meio, e no máximo três anos em situações mais complexas. Mas por que então que o tratamento desta ou daquela pessoa durou tanto tempo? Ou pior, por que mesmo com esta duração o tratamento não ficou bom?
Existem dois motivos para isso acontecer: falta de conhecimentos técnico-científicos do profissional e a chamada "enrolação".
A Ortodontia é uma especialidade extremamente complexa da Odontologia. Para se tornar um ortodontista o dentista precisa cursar uma pós-graduação que dura três anos. Ocorre que nem todas as pós-graduações formam bem os ortodontistas e a grande maioria sai dos cursos sem saber diagnosticar e planejar um caso. Ou pior ainda: muitos dentistas fazem apenas um ou dois cursinhos de Ortodontia e se julgam capacitados para planejar e executar corretamente tratamentos ortodônticos, quando na verdade sabem somente colar pecinhas nos dentes.
Diagnóstico e planejamento são as etapas mais difíceis de um tratamento. Para realizá-los são necessários conhecimentos muito profundos sobre a anatomia e o crescimento dento-crânio-maxilar, sobre histologia, sobre física e sobre as centenas de técnicas ortodônticas. Sem este conhecimento o profissional não saberá resolver seus casos e será um mero colador de brackets. Afinal, qualquer pessoa minimamente treinada (nem precisa ser dentista) consegue colar as peças do aparelho nos dentes. Mas diagnosticar os problemas, estabelecer um planejamento para solucioná-los e executar o planejamento dentro do prazo estimado, não é para qualquer um. É necessário ser um VERDADEIRO ortodontista.
Em relação à questão financeira, podemos dizer que muitos profissionais se aproveitam das famosas manutenções mensais e prolongam o tratamento para continuarem recebendo o pagamento, em troca de enrolações no tratamento. O correto é o Ortodontista já dar uma previsão da duração do tratamento ANTES de iniciá-lo, e fazer o possível para cumpri-lo. Sabe-se, porém, que muitos atrasos com o tratamento são por culpa dos pacientes também, que faltam às consultas mensais ou quebram muito o aparelho, o que aumenta a duração do tratamento.
Portanto, fique esperto! A ortodontia não é brincadeira e conseqüências graves podem ser o resultado de um tratamento realizado por um profissional mal treinado.