segunda-feira, 22 de março de 2010

Existe alguma ligação entre gengivite e problemas cardíacos?

Em geral, os dados indicam que a gengivite crônica pode contribuir para o desenvolvimento de problemas cardíacos, pois a gengivite é uma infecção bacteriana que pode ter efeitos à distância da sua boca. Com relação a problemas cardíacos, há uma teoria que diz que a gengivite permite às bactérias entrarem na corrente sangüínea e aderir aos depósitos de gordura existentes nos vasos do coração. Isto pode causar coágulos e provocar um problema cardíaco.
Com relação à saúde bucal, não existem recomendações especiais para quem tem problemas cardíacos, os cuidados são os mesmos para todos:
•Mantenha sua boca saudável. Isto é, escove os dentes, use fio dental diariamente e consulte seu dentista regularmente;
•Informe seu dentista a respeito de seu problema de saúde geral antes de iniciar o tratamento odontológico;
•Siga com cuidado as instruções do dentista e de seu médico e use os medicamentos - como antibióticos, por exemplo - de acordo com as indicações.
Alguns procedimentos odontológicos oferecem algum risco para quem tem problemas cardíacos, pois existe a possibilidade de você desenvolver uma endocardite bacteriana, uma infecção do revestimento interno do coração ou das válvulas. Um sangramento na boca pode permitir que certas bactérias bucais entrem no sistema sangüíneo e atinjam as válvulas ou tecidos que foram enfraquecidos por um problema cardíaco pré-existente. Nesses casos, a infeção pode danificar ou mesmo destruir as válvulas e os tecidos do coração.
Há precauções que você deve tomar se estiver enquadrado em algum dos itens abaixo:

•Válvulas artificiais;
 
•Histórico de endocardite;

•Defeitos cardíacos congênitos;

•Válvulas cardíacas danificadas por problemas como, por exemplo, febre reumática;

•Prolapso da válvula mitral com sopro;

•Miocardiopatia hipertrófica.

Não deixe de conversar com seu dentista sobre qualquer problema cardíaco que estiver sentindo e os medicamentos que está tomando. Ele anotará essas informações em seu prontuário e tomará decisões sobre o seu tratamento dentário em conjunto com o seu médico.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Invisalign: ortodontia sem bráquetes!!!!

Invisalign, o principal produto da Align, combina a ciência ortodôntica com computação gráfica em 3-D e tecnologia de produção personalizada em massa. O Invisalign tem dois componentes principais: o ClinCheck e os Alinhadores. ClinCheck é a aplicação baseada na Internet que permite que os ortodontistas simulem o tratamento em 3-D através do modelamento dos estágios de movimentação dentária. Desenvolvido como uma alternativa para a terapia ortodôntica convencional de bráquetes, os Alinhadores Invisalign são praticamente indetectáveis, fáceis de usar e confortáveis.
Algumas curiosidades sobre o Invisalign:
- Quanto custa um tratamento com Invisalign?
Como outros tipos de tratamentos ortodônticos, o custo de Invisalign® depende muito da complexidade do caso do paciente. O custo é maior que com aparelho ortodôntico convencional, pois os alinhadores são fabricados fora do Brasil, e existe uma alta tecnologia envolvida no processo.
-Invisalign® realmente funciona?
Sim. Tanto em pesquisas clínicas e em experiências ortodônticas pelo país afora, Invisalign® tem comprovado sua eficácia em alinhar ou endireitar dentes. Muitos pacientes já se submeteram a tratamentos com Invisalign e ficaram extremamente satisfeitos com os resultados.
-Para que tipos de caso Invisalign® funciona?
Invisalign® funciona para uma grande variedade de casos e que vem continuamente se expandindo. De fato, 60% dos pacientes podem ser tratados com Invisalign® quase todos, mas os casos mais severos podem ser tratados com uma certa combinação de tratamento por exemplo: aparelhos de metal para uma parte do tratamento e Invisalign® para o restante do tratamento.
-Quanto tempo leva o tratamento Invisalign®?
A média de tempo do tratamento Invisalign® está entre 12-18 meses. No entanto, como com aparelho convencional, o tempo de tratamento irá variar e em casos de data a completar, Invisalign® termina seus casos aproximadamente na mesmo tempo que aparelhos convencionais.
-O que é Invisalign®?
Invisalign® é a nova maneira invisível para alinhar dentes sem aparelhos. Invisalign® usa uma série de alinhadores transparentes e removíveis para gradualmente alinhar dentes sem metal ou fios.
-Como funciona Invisalign®?
Invisalign® usa tecnologia de imagem 3-D para descrever o plano completo do tratamento desde à posição inicial até a posição final desejada para produzir cada série de alinhadores "customizados". Cada "alinhador" move gradualmente os dentes e será usado por duas semanas que depois será substituído pelo próximo da série até o posição final ser alcançada.
-Quais são os principais benefícios de Invisalign®?
Os principais benefícios de Invisalign®:
1.Invisalign® é praticamente invisível - você pode alinhar seus dentes sem ninguém saber.
2.Invisalign® é removível - você pode comer e beber o que quiser durante o tratamento; você também pode fazer sua higiene bucal (escovar, fio dental) normalmente para manter uma boa higiene oral.
3.Invisalign® é comfortável - não há nenhum fio ou suporte de metal para causar irritação a boca. Além disso, sem metal e sem fios, significa que você gasta menos tempo na cadeira de seu ortodontista fazendo ajustes.
Invisalign® permite que você veja o plano virtual de seu próprio tratamento antes de começar - assim você pode ver como seus dentes alinhados serão quando seu tratamento estiver completo.
-Do que são feitos os alinhadores?
Os alinhadores são feitos de plástico médico transparente que são praticamente invisíveis quando se está usando.
-Qual a aparência dos alinhadores?
Os alinhadores são praticamente invisíveis e semelhantes à placas de clareamento de dentes, mas customizados com um melhor ajuste para mover os dentes.
-Esta é uma nova maneira de alinhar os dentes?
Por anos, ortodontistas tem usado aplicações removíveis para casos limitados. Hoje, com a aplicação da tecnologia, Invisalign® trata uma escala bem maior de casos e com maior precisão.
-Quanto tempo tem a empresa?
Align Technology, Inc., a empresa que produz os alinhadores Invisalign®, foi fundada em 1997.
-Quanto tempo tem esta tecnologia?
Em 1945 Dr. H.D. Kesling imaginou que um dia, a tecnologia moderna seria capaz de usar uma série de posicionadores dentais para produzir os tipos de movimentos necessários para um tratamento ortodôntico detalhado. Com Invisalign®, isto se tornou possível, usando uma avançanda tecnologia Invisalign® gera uma série de aplicações customizadas chamadas "alinhadores". Cada um destes alinhadores é usado sequencialmente pelo paciente para produzir movimentos extensivos nos dentes tanto na arcada superior como na inferior.
-Quantos pacientes estão sendo tratados com Invisalign®?
Atualmente, os ortodontista Invisalign® estão tratando mais de 60.000 pacientes e este número cresce diariamente.
-Os ortodontistas necessitam treinamento especial para usar Invisalign®?
Embora Invisalign® possa ser usado com qualquer filosofia de tratamento, um treinamento específico é necessário. Todos os ortodontistas interessados em tratar pacientes com Invisalign® precisam assistir a um workshop antes de aceitarem casos para serem tratatos com Invisalign através de seus consultórios.
-Como Invisalign® efetivamente move os dentes?
Como suportes e fios, os alinhadores Invisalign® movem os dentes através da colocação apropriada de força controlada sobre os dentes. A principal diferença é que Invisalign® não só controla a força, mas também controla o tempo de força da aplicação. Em cada estágio, somente determinados dentes serão permitidos à mover-se e estes movimentos serão determinados pelo plano ortodôntico do tratamento para cada estágio em particular. Isto resulta em um sistema eficiente de força aplicada.
-Invisalign® está disponível fora dos Estados Unidos?
A Invisalign® está disponível em vários paises fora dos Estados Unidos, como Canadá, Austrália, México e Brasil. No entanto, existem planos de expandir o mercado Invisalign® em todo o mundo.
-Qual é a idade mínima para tratar-se com Invisalign®?
Praticamente todos adolescentes acima de 14 anos estão prontos para tratamento com o Sistema Invisalign. Para os pacientes mais jovens, que ainda tem alguns dentes de leite na boca, temos o Invisalign Teen.
-Invisalign® pode fechar espaços entre os dentes?
Sim. Espaços entre dentes são geralmente fáceis para fechar com o Sistema Invisalign®. Entretanto, o tamanho e a localização dos espaços irão ajudar a determinar se você é ou não um candidato Invisalign®.
O tratamento será dolorido?
A maioria das pessoas sentem temporariamente, um pequeno desconforto por alguns dias no começo de cada novo estágio do tratamento. Isto é normal e tipicamente descrito como uma sensação de pressão, isto é um sinal de que os alinhadores Invisalign® estão funcionando e sequencialmente movendo seus dentes para seu destino final. Este desconforto geralmente desaparece após alguns dias, depois que você inseriu o novo alinhador da série.
-Existem restrições quanto ao que posso comer durante o tratamento?
Não. Diferente dos ortodônticos tradicionais, você poderá usualmente comer o que quiser durante o tratamento, porque você irá remover seus alinhadores para comer e beber. Assim, não há necessidade de restringir seu consumo de qualquer que seja sua comida favorita e lanches, exceto se for instruído por seu ortodontista . Também, é importante que você escove seus dentes depois de cada refeição e antes de recolocar seus alinhadores para manter uma boa higiene.
-Fumar irá manchar os alinhadores?
Nós desencorajamos fumar durante o uso de alinhadores, porque é possível que os alinhadores fiquem descoloridos ou manchados.
-O que acontece depois do tratamento, para prevenir que meus dentes movam-se novamente?
Isto depende do resultado do tratamento. Alguns pacientes precisam usar um posicionador, ou um retentor convencional, outros pacientes talvez precisem de um retentor plástico transparente, semelhante aos que Invisalign® produz. Discuta estas possibilidades com o ortodontista com quem você está tratando, cada paciente é diferente e os resultados variam.