quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Lentes de Contato Dental

Se o sorriso é o cartão de visitas de qualquer pessoa, os dentes são os maiores responsáveis por essa impressão. Dentes de tamanho adequado, sem espaços entre eles e sem manchas são o sonho de consumo daqueles que se preocupam com a aparência e a saúde. Mas nem todos foram agraciados pela perfeição. Para esses, os consultórios estão repletos de boas soluções, como a chamada lente de contato dental, tecnologia que utiliza as conhecidas facetas de porcelana, porém mais finas que as anteriores. Trata-se de uma técnica de confecção de finas lâminas de porcelana (a mesma utilizada para confecção de coroas cerâmicas ou facetas), que são coladas sobre a superfície do dente para recobrir dentes amarelados, com manchas ou levemente desalinhados.
O procedimento é indicado pelo dentista que realiza o trabalho com a ajuda do ceramista (profissional técnico em prótese dental - TPD), que fabrica a lente de cerâmica que vai ser "colada" sobre os dentes. As lentes de contato são confeccionadas uma a uma, em um processo delicado e artesanal de escultura, montagem e confecção, pois são estruturas de cerca de 0,2mm de espessura.
A técnica é pouco invasiva e, portanto, altamente conservadora das estruturas dentais naturais. A grande vantagem deste tratamento é que o dentista não precisa desgastar os dentes do paciente com brocas, preservando ao máximo sua estrutura.
 
O tempo de vida varia de paciente a paciente, mas pode durar entre 5 a 10 anos.
A maioria dos artistas e celebridades já transformou seus sorrisos com a ajuda das Lentes de Contato Dentais....e você, está esperando o que para deixar seu sorriso igual ao dos famosos??

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Como evitar a gengivite durante a gravidez

Se você estiver grávida, não deixe de comunicar ao seu dentista sobre os primeiros sinais e sintomas de doença das gengivas. As grávidas têm maior risco de doença periodontal devido às concentrações aumentadas de progesterona da gravidez,que  causam uma resposta exagerada às bactérias da placa. Em conseqüência, é mais provável que as grávidas desenvolvam gengivite, inclusive se seguirem uma rotina constante de cuidado da saúde oral.


A gengivite é mais comum durante os meses dois a oito da gravidez. Informe ao seu dentista quando estiver grávida, ele lhe recomendará profilaxias dentais mais freqüentes durante o segundo trimestre ou no começo do terceiro trimestre, a fim de ajudar a combater os efeitos do aumento de progesterona e evitar a gengivite.

Além disso, consumir uma dieta equilibrada durante a gravidez ajuda a promover a saúde dental e geral para você e para o seu bebê. Os dentes de um bebê começam a se desenvolverem nos meses três a seis da gravidez, por isso deve assegurar-se de que você recebe suficiente cálcio, vitaminas D, C e A, fósforo e proteínas.

Persiste o mito de que uma mulher grávida perde cálcio dos dentes se não recebe suficiente cálcio na dieta durante a gravidez. De fato, qualquer perda de cálcio devido a uma deficiência de cálcio na dieta ocorrerá nos ossos, não nos dentes. Mas se você incluir abundantes alimentos ricos em cálcio na dieta durante a gravidez, seus ossos e dentes, e os de seu bebê, deveriam ser fortes e sadios.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

O que é hipersensibilidade dental?

A hipersensibilidade dentinária acontece quando a raiz do dente fica exposta. Uma vez que a raiz é exposta, a camada protetora pode ser facilmente removida, resultando em túbulos dentinários abertos. A dor é causada pelo movimento de fluido nestes túbulos que chegam até as terminações nervosas do dente. Calor, frio, ar e pressão podem causar essa rápida movimentação de fluido nos túbulos, gerando a sensação de dor.
Ignorar os dentes sensíveis, além de lhe privar de um simples sorvete, pode levar a outros
problemas bucais. A dor causada pela hipersensibilidade dentinária pode fazer com que você não escove seus dentes adequadamente, aumentando o risco de cárie dentária e doenças gengivais.
Como saber se tenho hipersensibilidade dentinária?
Se você sentir uma dor aguda e de curta duração após a ingestão de alimentos e bebidas quentes ou frias, seus dentes podem estar sensíveis. Mas você não é o único a sentir isso. Este é um problema que afeta um em cada quatro adultos, às vezes de forma não permanente.
Como tratar a hipersensibilidade dentinária
Em primeiro lugar, visite seu dentista para o correto diagnóstico de seu problema bucal. Pergunte a ele quais os produtos mais adequados para a prevenção e tratamento da hipersensibilidade dentinária, além de orientação quanto a correta técnica de escovação, uma vez que a força excessiva na escovação pode ocasionar a recessão gengival, deixando a raiz exposta.