segunda-feira, 24 de maio de 2010

Dores de cabeça constantes podem ser causadas por problemas bucais?

Se você sente dores de cabeça com frequência e já procurou ajuda em neurologistas, oftalmologistas, otorrinos e ainda não encontrou uma solução, procure a ajuda de um cirurgião-dentista para examinar suas ATMs (articulações temporomandibulares) e verificar se existe alguma disfunção.
Essa articulaçao está presente bilateralmente em nosso rosto, frente a cada orelha e articula a mandíbula com o crânio. É responsável pelos movimentos da boca assim como: abertura, fechamento, movimentos laterais, mastigação, deglutição, fala e movimentos de expressão facial.
A disfunção da ATM (DTM), é uma doença pouco conhecida. Inclui lesões causadas por hábitos nocivos, e repetitivos, tais como: mascar chicletes, roer unhas, apertar os dentes, morder lábios, macro e micro traumas, má postura de cabeça, má postura no trabalho, qualidade do sono deficiente, excesso de cafeína, pouca ingestão de água, sedentarismo, dor e bruxismo (ranger dos dentes). Como os sintomas são muito subjetivos e podem estar ligados a outros problemas médicos (depressão, problemas otológicos ou reumatológicos), o dentista muitas vezes é o último profissional da saúde a ser procurado e pela demora em buscar o tratamento adequado, a doença se torna crônica.
Os principais sintomas da DTM são:

» Dor de cabeça relacionada com o desequilíbrio dos músculos da mastigação.

» Dificuldade em abrir a boca

» Abertura de boca limitada.

» Dor de ouvido e nas áreas próximas.

» Dor e pressão atrás dos olhos.

» Estalos ou sensação de desconforto ao abrir e/ou ao fechar a boca.

» Dor ao bocejar, ao abrir a boca e ao mastigar.

» Travamento de boca aberta e/ou fechada.

» Fadiga dos músculos da mastigação e/ou uma brusca mudança repentina no modo de encaixar os dentes.

» Bruxismo (ranger dos dentes).

» Alguns tipos de zumbido.

Os tratamentos das Disfunções da ATM são diversos consiste na eliminação dos fatores que podem estar contribuindo e de manutenção da dor, assim eliminando a sua dor e vai desde a terapia de pontos gatilhos na musculatura da ATM, comportamental cognitivo, terapia muscular e em alguns casos pode ser necessária a utilização de uma placa estabilizadora ou reposicionadora entre outros.
A placa estabilizadora é um dispositivo interoclusal (encaixa nos dentes superiores) rígido e removível, onde é importante salientar que deve ser RÍGIDA (dura), confeccionada em acrílico, não podendo ser MACIA (de silicone), pois esta aumenta a parafunção do paciente, piorando assim, o seu quadro clínico, levando o paciente perpetuar a sua disfunção da ATM, recidivando frequentemente os sintomas.
A placa estabilizadora necessita de ajustes sucessivos e contínuos, devolvendo contatos bilaterais e simultâneos.
Veja um exemplo de uma placa de mordida:


As finalidades da placa estabilizadora são:

- Distribuição das forças oclusais (da mastigação),

- Promover estabilidade oclusal,

- Proteger os dentes de cargas que venham a ser traumáticas, reduzir desgaste dental nos pacientes que rangem os dentes a noite (bruxismo),

- Estabilizar os dentes que não possuem os seus antagonistas.

Juntamente com a placa miorrelaxante, pode-se associar o uso de relaxantes musculares e fisioterapia com exercícios e calor.
Não devemos encarar a dor como fazendo parte de nossa rotina diária, pois assim estaremos encarando-a como normal. Todos nós um dia tivemos dor e sabemos o quanto é ruim esse sintoma e sendo esse diário, é pior ainda, pois diminui a nossa qualidade de vida.
Após a eliminação da sintomatologia dolorosa e estabilização da oclusão, pode-se iniciar o tratamento ortodôntico para correção de maloclusões existentes.