sábado, 26 de setembro de 2009

Qual a melhor idade para iniciar tratamento ortodôntico?

Há várias considerações a serem analisadas quando se discute o momento ideal para a intervenção ortodôntica. Alguns profissionais defendem a intervenção precoce, outros atuam durante a dentição permanente. O que deve ser considerado é o tipo de má oclusão, o crescimento crânio-facial e o desejo do paciente
Sete anos de idade é uma boa idade para a avaliação da dentição. Uma consulta nesta idade permite que o Ortodontista planeje qual a melhor época de intervir nos pacientes que precisarem de tratamento. A maioria das más oclusões são mais facilmente e mais rapidamente tratadas durante a fase de crescimento. Se algum problema for notado antes desta idade a criança pode ser levada ao ortodontista assim que detectado o problema. Nesta fase, podem ser tratadas mordidas cruzadas posteriores e anteriores, falta de espaço para erupção de dentes permanentes, dentes muito mal posicionados (em alguns casos). Normalmente, utilizam-se aparelhos removíveis ou disjuntores colados aos dentes, associados ou não a outros acessórios ortodônticos.
Dentes mal posicionados podem facilitar o aparecimento de cáries, doenças gengivais, perda de osso ao redor dos dentes, alterações da fala e problemas funcionais. Dentes protruídos (dentes para frente) são mais sujeitos a traumas e fraturas. Dentes desalinhados podem prejudicar a auto-estima da criança.

Juntamente com o tratamento ortodôntico, pode ser necessário tratamento fonoaudiológico para correção de mal posicionamento de língua, deglutição atípica, respiração bucal, fala e hábitos nocivos. Além disso, o ortodontista pode encaminhar a criança para avaliação com um médico Otorrinolaringologista, caso note alguma alteração no padrão de respiração do paciente.
Somente um trabalho de um bom ortodontista, associado ou não ao de outros profissionais da saúde, poderá corrigir os problemas bucais da criança.
E você, já levou seu filho ao Ortodontista?