segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Fumo está relacionado a sérios problemas periodontais

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, no Brasil cerca de 30% da população adulta é fumante. Além disso, estima-se que ocorram a cada ano 125 mil mortes no país por doenças associadas ao fumo.
O tabagismo é a principal causa de muitas doenças pulmonares  e de tumores na língua, garganta, lábios, laringe, além de doenças cardiovasculares.
A nicotina é considerada pela OMS uma droga psicoativa que causa dependência e age no Sistema Nervoso Central como a cocaína.
Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), a nicotina aumenta a liberação de catecolaminas, causando vasoconstrição, aumento da frequência cardíaca, hipertensão arterial e maior adesividade plaquetária. A nicotina também está relacionada à perda óssea alveolar (ao redor dos dentes), formação de bolsas periodontais (infecção na gengiva), levando à perda de elementos dentais.
O fumo ainda proporciona o agravamento das inflamações gengivais, o surgimento do câncer bucal , manchamento dentário, xerostomia (diminuição da saliva) e halitose (mau hálito).
O câncer de boca ocupa uma posição de destaque entre os tumores malignos do organismo, devido à sua alta incidência e mortalidade. A associação de bebidas alcoólicas e tabagismo é uma das maiores causas de câncer bucal.
A participação do Cirurgião-Dentista no diagnóstico precoce da doença é fundamental. A maioria das doenças cancerizáveis são assintomáticas, e na maioria das vezes passam despercebidas. Sendo assim, qualquer lesão de boca que não regrida em 15 dias deverá ser biopsiada, para verificar quais células estão presentes.