quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Dentista cobra consulta??

Quando pacientes ligam pela primeira vez para as clinicas e consultórios odontológicos, esta é a pergunta que mais vezes eles fazem. Vocês cobram pela primeira consulta?

Isto se deve, porque muitos dentistas e clínicas populares disfarçadas de clínicas chiques, visando atrair pacientes novos, não estão cobrando pela primeira consulta. Mas será que isto está certo? Não, não esta. Os motivos são bem fáceis de entender. Primeiro, o Código de Ética Odontológica diz que as consultas devem ser cobradas, e por uma razão muito simples, se uma consulta não é cobrada, na realidade está sendo oferecido um serviço gratuito, que é uma forma de concorrência desleal.

A razão mais importante ainda, é que talvez até por desconhecimento, muitos pacientes acreditam que a primeira consulta é apenas uma conversa, portanto não havendo custo, não existe razão para pagar por este serviço.

Primeiramente, é importante esclarecer que mesmo que esta consulta fosse assim, como é feita por algumas especialidades de médicos clínicos, eles também cobram pelos seus serviços, até porque para conversar, diagnosticar e analisar é necessário muitos anos de estudo. Portanto, este profissionais cobram pelo seu conhecimento e pelo tempo. O mesmo acontece com os cirurgiões-dentistas, passam vários anos na faculdade, Pós –Graduações, Mestrados e Doutorados, além de dezenas de congressos de atualizações, portanto nada mais justo e correto do que cobrar por isto.

Outro aspecto importante, é que a mais simples consulta odontológica envolve uma série de custos. Existe todo o custo de um consultório ou de uma clinica, diversos funcionários, auxiliares, técnicos, pessoal de limpeza, etc.... A grande maioria dos consultórios/clinicas tem, ou deveria ter, todo seu material esterelizado. E vários produtos são descartáveis como luvas, mascaras , gorros, etc...
Se na próxima vez que ligar pela primeira vez a um dentista, e ele disser que não cobra pela consulta, isto deveria lhe preocupar, por que ou ele não valoriza o trabalho que faz, ou não esta utilizando o material adequado para este atendimento, de qualquer maneira, desconfie.....