segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Para que serve a contenção após tratamento ortodôntico?

Após a movimentação ortodôntica e tratamento da má oclusão há uma tendência de retorno dos dentes às posições iniciais, devido à presença de fibras elásticas ao redor dos dentes.  Esta tendência, chamada recidiva, pode ser eliminada com a utilização de contenções, que podem ser fixas ou removíveis. Assim o objetivo da contenção ortodôntica pode ser definido como: manutenção dos dentes em posições estáticas e funcionais ideais.O tempo de permanência da contenção está relacionado à idade do paciente, características e severidade da má oclusão, hábitos e outros fatores etiológicos, mecânica empregada e experiência clínica do ortodontista. Como não se pode prever os casos que irão apresentar recidiva, ou o tempo de contenção necessário, a contenção por tempo indefinido tem sido recomendada para se manter os resultados finais alcançados com o tratamento ortodôntico
As contenções ortodônticas podem ser fixas ou removíveis. No caso dos dentes superiores, normalmente opta-se pela contenção removível, devido à maior facilidade de adaptação e utilização pelos pacientes. Já no caso dos dentes inferiores, há uma tendência geral dos ortodontistas optarem pela contenção fixa, devido às dificuldades de adaptação, estética e ao movimento da língua que pode levar ao desajuste do aparelho removível.

De acordo com o tipo de tratamento executado, o ortodontista deverá planejar retornos de reavaliação das posições dos dentes e da adaptação das contenções, assim como encaminhamentos para realização de limpezas periódicas e outros tratamentos que forem necessários.