segunda-feira, 25 de julho de 2011

Check up dental antes de engravidar!

Mulheres tentando engravidar devem ser avisadas sobre a importância do uso de fio dental e da escovação dentária, uma vez que cientistas da University of Western Australia descobriram que a boa higiene bucal pode colaborar para que a gravidez ocorra dois meses mais rapidamente, já que as doenças periodontais causam inflamações que podem contaminar o sistema circulatório, prejudicando outras partes do corpo.
Para a descoberta, os cientistas acompanharam 3.500 mulheres ao longo de suas gestações, perguntando como e por quanto tempo elas haviam planejado a gestação, descobrindo que aquelas que possuíam problemas peridontais levaram cerca de sete meses até engravidar, enquanto as que se mantinham saudáveis levaram apenas cinco meses.
Os cientistas também confirmaram estudos prévios que sugeriam que a idade, peso e o fato de ser ou não fumante impactam na capacidade de engravidar. “Este é o primeiro estudo que comprova que a doença periodontal exerce influência negativa na fertilidade de forma tão importante quanto a obesidade”, disse o Professor Roger Hart, autor da pesquisa, que não identificou quaisquer ligações entre o nível social da mulher e sua fertilidade.
O cientista sugeriu que todas as mulheres que estejam tentando engravidar visitem o dentista com regularidade para checar problemas bucais. Os problemas peridontais já foram relacionados a abortos e partos prematuros, assim como doenças cardíacas, diabetes do tipo 2, problemas renais e respiratórios.

E você, já marcou sua consulta no dentista?