terça-feira, 21 de agosto de 2012

Como evitar a gengivite durante a gravidez

Se você estiver grávida, não deixe de comunicar ao seu dentista sobre os primeiros sinais e sintomas de doença das gengivas. As grávidas têm maior risco de doença periodontal devido às concentrações aumentadas de progesterona da gravidez,que  causam uma resposta exagerada às bactérias da placa. Em conseqüência, é mais provável que as grávidas desenvolvam gengivite, inclusive se seguirem uma rotina constante de cuidado da saúde oral.


A gengivite é mais comum durante os meses dois a oito da gravidez. Informe ao seu dentista quando estiver grávida, ele lhe recomendará profilaxias dentais mais freqüentes durante o segundo trimestre ou no começo do terceiro trimestre, a fim de ajudar a combater os efeitos do aumento de progesterona e evitar a gengivite.

Além disso, consumir uma dieta equilibrada durante a gravidez ajuda a promover a saúde dental e geral para você e para o seu bebê. Os dentes de um bebê começam a se desenvolverem nos meses três a seis da gravidez, por isso deve assegurar-se de que você recebe suficiente cálcio, vitaminas D, C e A, fósforo e proteínas.

Persiste o mito de que uma mulher grávida perde cálcio dos dentes se não recebe suficiente cálcio na dieta durante a gravidez. De fato, qualquer perda de cálcio devido a uma deficiência de cálcio na dieta ocorrerá nos ossos, não nos dentes. Mas se você incluir abundantes alimentos ricos em cálcio na dieta durante a gravidez, seus ossos e dentes, e os de seu bebê, deveriam ser fortes e sadios.