segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Por que usar contenção após tratamento ortodôntico?

A posição dos nossos dentes é condicionada por vários factores,dentre eles podemos citar a carga genética, as forças musculares exercidas pelos músculos da face e pela língua, os hábitos parafuncionais (como por exemplo chupar o dedo, roer unhas) entre outros. Ao terminarmos com sucesso um tratamento ortodôntico, conseguiremos um bom alinhamento e nivelamento dentário, bem como uma boa oclusão, ou seja, uma relação favorável entre as arcadas dentárias. No entanto, após a remoção do aparelho fixo, é de extrema importância que se cumpra um período de contenção, pois existe o risco de recidiva (tendência de retorno dos dentes às posições iniciais após a movimentação ortodôntica), muito pelo que foi referido anteriormente. O tempo de permanência da contenção ortodôntica está relacionado com o grau de severidade do caso, e o tipo de má-oclusão existente no início do tratamento. Em grandes apinhamentos (dentes muito tortos), rotações ou diastemas (espaços), será necessário um longo período de contenção, e esta idéia deve ser sempre reforçada pelo Ortodontista.

No que diz respeito ao tipo de contenção ortodôntica a utilizar, existem diversos aparelhos, fixos e removíveis, cada qual com suas indicações. Na grande maioria dos casos, os especialistas optam por colocar uma contenção fixa inferior, de canino a canino, que é colada atrás dos dentes. Na arcada superior, é normalmente preferível uma contenção removível (Essex, Placa de Hawley, entre outras). Isto porque uma contenção fixa superior iria, na maioria dos casos, interferir com a oclusão.
É fundamental que o paciente colabore usando corretamente a contenção pelo período que o Ortodontista solicitar, para que todo o tratamento não seja perdido.