sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Prevalência de má oclusão é alta entre crianças de 2 a 4 anos

 Falta de amamentação natural e hábitos bucais inadequados, como utilização de chupeta, mamadeira e chupar dedos, estão diretamente relacionados à presença de más oclusões em crianças a partir dos dois anos de idade.
Devido a sua alta prevalência, as más oclusões, são consideradas um problema de saúde pública. Levando em consideração que não ocorre autocorreção, as alterações de mordida que se estabelecem nos dentes de leite perpetuam-se na dentadura mista, assim como na dentadura permanente. Portanto, a interceptação e/ou tratamento do problema já instalado deve ocorrer assim que for possível a colaboração da criança. Em alguns casos, pode ser necessário associar o tratamento ortodôntico ao fonoaudiológico e/ou psicológico, para remoção de alguns hábitos.
 A falta ou ausência do aleitamento natural está relacionada ao hipodesenvolvimento do complexo mastigatório, à instalação de respiração mista ou bucal, deglutição atípica e, conseqüentemente, ao desenvolvimento inadequado das arcadas dentárias, que conduz às más oclusões. Por outro lado, hábitos bucais infantis são também fatores que interagem no estabelecimento da oclusão.
Seja qual for a idade, é fundamental uma consulta com o Ortodontista, para que possa ser avaliada a necessidade de tratamento ortodôntico e de encaminhamento para outros profissionais da área da saúde.
Veja abaixo a imagem de uma mordida aberta, causada por uso contínuo de chupeta.