segunda-feira, 26 de abril de 2010

Erosão Dentária

A erosão dentária  é um processo progressivo e destrutivo, caracterizado pela perda do tecido duro dos dentes (esmalte e dentina) por ação de ácidos contidos em alimentos e/ou bebidas ou ainda provenientes do próprio organismo, que resulta na destruição do dente, independentemente da presença de bactérias, podendo causar alterações estéticas e funcionais ou até mesmo dor. 
O esmalte do dente é composto por minerais, e quando substâncias ácidas entram em contato com o esmalte elas promovem sua desmineralização, ou seja, por meio de reações químicas o esmalte perde seus minerais para o meio ácido, ocorrendo o que chamamos de erosão.
Resumindo: substâncias ácidas “dissolvem o dente”!
A ingestão de produtos altamente ácidos, tais como refrigerantes, bebidas energéticas e sucos de frutas naturais ou industrializados, é a causa mais freqüente da erosão dentária. Por isso, pode-se dizer que erosão dentária é um problema de saúde bucal da sociedade moderna, decorrente de seus hábitos alimentares.
Salienta-se que a erosão é resultado do contato freqüente do ácido dos alimentos e/ou bebidas com a superfície dentária. Assim, para a erosão dentária ocorrer e evoluir, a freqüência de ingestão de produtos ácidos é mais importante do que a sua quantidade. Colocar até mesmo frutas ácidas no cardápio de forma freqüente também não é recomendável.
Além dos alimentos e bebidas ácidas, a erosão pode resultar da presença de ácidos gástricos na boca, por exemplo, como conseqüência de bulimia (vômitos) ou indigestão (regurgitação / refluxo gástrico).
Também existem casos - como resultado da exposição ocupacional ou industrial - nos quais a erosão dentária pode ser causada, por exemplo, pela inalação prolongada de vapores ácidos.
A erosão é comum em crianças e adolescentes, podendo acometer adultos. Nas crianças, a erosão surge após a administração freqüente de refrigerantes e/ou sucos de frutas naturais ou industrializados, através da mamadeira (que aumenta o tempo de contato da bebida com o dente) e/ou copo. Nos adolescentes, é resultado da ingestão excessiva de refrigerantes ou bebidas energéticas que, na maioria das vezes, são utilizados para substituir água, com o objetivo de diminuir a sede. Além disso, esportistas que ingerem excesso de bebidas energéticas (isotônicas) para repor água e eletrólitos perdidos durante as atividades esportivas podem apresentar erosão dentária. É importante ressaltar que essas bebidas, tanto sob a forma normal, diet ou light são altamente ácidas e podem causar erosão dentária.
Veja imagem de um paciente com alto consumo de refrigerantes:


O que fazer para prevenir a erosão dentária?
- Evitar escovar os dentes imediatamente após consumir alimentos e bebidas ácidas já que o esmalte está muito amolecido, vulnerável. É melhor aguardar, pelo menos, 1 hora para escová-los após as refeições.
- Ingerir bebidas ácidas rapidamente - não as mova ao redor da boca nem as retenha por períodos prolongados na boca - ou opte por usar um canudo que chegue até a parte posterior da boca. Refrigerantes devem ser evitados.
- Escovar os dentes suave e minuciosamente com uma escova de cerdas macias
- Selecionar cremes dentais pouco abrasivos, não ácidos e que forneçam alta disponibilidade de flúor.
- Consultar regularmente um dentista e esclareça qualquer dúvida que você venha a ter.
O diagnóstico precoce acompanhado do aconselhamento da dieta e o monitoramento ajudam a tratar de forma bem sucedida e prevenir a progressão da erosão dentária. O tratamento restaurador é difícil, oneroso e requer contínuo acompanhamento. Assim, o controle racional do consumo de alimentos com altos índices de acidez é essencial desde a infância.