quarta-feira, 23 de junho de 2010

A importância do fio dental

Apesar de não ser novidade, o uso do fio dental sofre resistência de uso pela maioria dos brasileiros. A maioria das pessoas tem preguiça de usa-lo, ou desconhece sua real importância.
A importância do fio dental é a mesma da escova de dente, a única diferença é que o fio ou fita dental vai limpar onde o acesso das cerdas da escova é impossível. O fio dental não serve apenas para retirar restou de alimentos presos entre os dentes, mas principalmente para remover a placa bacteriana que fica nessa região. Deve ser utilizado após a escovação dos dentes, posicionando-o a partir do sulco gengival (um espaço de aproximadamente dois milímetros entre a gengiva e os dentes). O indivíduo deverá abraçar o dente com o fio e friccioná-lo trazendo-o de volta até a borda cortante do dente. Isso poderá ocasionar um pequeno sangramento nas primeiras vezes do uso, mas caso persista o dentista deve ser consultado, pois poderá ser uma inflamação gengival (gengivite) ou até mesmo perda óssea ao redor dos dentes (periodontite).
Para ser eficiente, o fio dental deve ser utilizado pelo menos uma vez por dia, preferencialmente à noite antes de dormir. Cada indivíduo demanda um tipo diferente de fio dental, ou seja, para as pessoas que tem os dentes muito próximos, o que dificulta a passagem do fio, devem ser escolhidos os fios plásticos, feitos de teflon ou de nylon, que escorregam com mais facilidade e não desfiam. Já para os que não têm esse tipo de problema, os fios encerados, feitos de tecido, são uma ótima opção.
Utilizando o fio dental diariamente, e fazendo uma consulta pelo menos uma vez ao ano com seu dentista, é possível manter a gengiva saudável e evitar a perda óssea, que inicia com uma gengivite não tratada, que evolui para uma periodontite. Esta envolve a perda de osso que suporta os dentes, e quando chega nesta fase, os dentes começam a ficar com mobilidade e acaba sendo difícil reverter o processo. A periodontite é uma doença silenciosa e muitas vezes indolor, portanto é fundamental um acompanhamento pelo seu dentista para evitar danos irreversíveis.
Definitivamente, para manter uma boca mais saudável, o uso do fio dental é imprescindível, aliado à escovação após cada refeição.