quinta-feira, 1 de julho de 2010

Os aparelhos ortodônticos estão cada vez mais discretos e já não causam tanto constrangimento aos pacientes. Entre os aparelhos mais estéticos utilizados atualmente, podemos citar: bráquetes de porcelana, bráquetes de safira, aparelho ortodôntico lingual, Invisalign e mini-implantes.
Os bráquetes de porcelana e safira substituem os tradicionais metálicos na grande maioria dos casos. Em casos com mordida profunda, pode-se optar por usar bráquetes estéticos na arcada superior e metálicos na inferior, para que não haja desgaste dos dentes superiores pelo atrito com os bráquetes de porcelana. Os tratamentos ortodônticos com bráquetes estéticos normalmente demoram um pouco mais, pois os movimentos dos dentes são mais lentos devido ao maior atrito dos fios ortodônticos aos bráquetes. Veja os bráquetes de safira e porcelana convencional:

Já os bráquetes linguais (aqueles colados por trás dos dentes) são utilizados para tratamentos que necessitam de estética, pois não aparecem no sorriso. Porém, podem dificultar a higienização dos dentes e causar machucados na língua.

O tratamento mais cobiçado é o Invisalign, pois não utiliza bráquetes ou fios, é estético e removível. Não está indicado para todos os tipos de maloclusões, podendo em alguns casos ser associado aos bráquetes convencionais para finalizar o tratamento.

Os mini-implantes servem para facilitar as mecânicas ortodônticas. São pequenos parafusos que são colocados em determinados locais da boca para permitir movimentos dentários sem causar movimentos em outros dentes. Podem substituir o aparelho extra-bucal, mais conhecido como "freio de burro".