quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Estudo associa ranger dos dentes a doença respiratória

Frequentemente associado ao estresse, o bruxismo pode ter origem em dificuldades respiratórias durante o sono, segundo um estudo da PUC do Rio Grande do Sul em parceria com o Hospital das Clínicas de Porto Alegre.
O estudo utilizou placas de avanço mandibular, que combatem a apnéia do sono e o ronco, em pacientes com bruxismo. Os resultados foram mais satisfatórios do que quando a placa para bruxismo foi utilizada.
O bruxismo aparece durante microdespertares do sono. A pessoa que tem dificuldades para respirar ou outros distúrbios do sono tende a ter despertares mais frequentes. Os sintomas de ranger os dentes ou apertar os dentes durante o sono podem provocar desgastes no esmalte dentário e dores de cabeça frequentes.
As causas do bruxismo são várias, e podem incluir rinite alérgica, problemas oclusais e estresse. É importante uma avaliação detalhada do cirurgião-dentista para indicar quais os melhores tratamentos para cada paciente, que podem incluir tratamentos com várias especialidades médicas e odontológicas.