terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Quanto custa um aparelho ortodôntico?

Todos os dias recebo emails ou ligações de pacientes querendo saber valores de aparelhos ortodônticos. A verdade é que é impossível dizer o valor exato de um aparelho ortodôntico. Diferente de tratamentos como clareamento dental, onde é possível encontrar um preço médio, uma correção ortodôntica nunca é feita da mesma maneira, não existem duas bocas iguais!

Talvez a culpa por muitas pessoas acharem que é possível encontrar um preço médio para um aparelho sejam dos convênios e seguros dentários, onde muitas vezes existem tabelas de preços que informam alguns valores: de aparelho fixo, removível, aparelhos estéticos ou de contenção.

Outras questões também influenciam no custo do aparelho, como por exemplo o material utilizado pelo ortodôntista. Existem uma infinidade de marcas, algumas muito baratas e outras mais caras. Aparelhos estéticos também costumam ser bastante mais caros. A técnica utilizada para correção também pode ter preços bastante diferentes, como é o caso da ortodôntia lingual. Além disso e tão importante quanto, a experiência clínica do Ortodontista também influencia no valor cobrado.

E o nosso conselho é: se você quer saber o preço do aparelho ortodôntico, procure um Ortodontista para fazer um exame clínico e um plano de tratamento, só desta maneira é possível saber o valor exato. Não confie em ortodontistas que dão um orçamento só olhando para a boca, sem fazer radiografias e estudo do caso.