quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Quando é necessário extrair os dentes do siso?

Dentes do siso, essas três palavras podem causar arrepios na maioria da população. Quem já teve e extraiu, respira aliviado. E em quem eles ainda não nasceram, podem ser motivos de preocupação. Mas a escolha de um bom dentista pode por fim ao medo e aos transtornos causados por esse dente.

Os dentes do siso, são conhecido popularmente como dentes do juízo, e são aqueles que  nascem quando chegamos à fase adulta, mas algumas pessoas os têm antes e outras depois, e em outras, eles nem chegam a aparecer e se desenvolver. Alguns dentistas afirmam que a tendência é de que esse dente deixe de existir.

Normalmente temos quatro dentes do siso: dois superiores, um direito e um esquerdo, e dois inferiores, também direito e esquerdo. O nascimento do terceiro molar se dá por volta dos 17 aos 20 anos de idade.

Mas enquanto isso não acontece, quem os têm precisa ter alguns cuidados. Em alguns casos o dente não nasce completamente por falta de espaço na arcada dentária, ficando semi-incluso. Para saber se deverá ser extraído, deve-se realizar uma radiografia panorâmica, e caso não esteja encostado no segundo molar, poderá ser mantido no local, sendo acompanhado anualmenteatravés de radiografias.

Já, quando o siso está totalmente dentro do osso, chama-se dente incluso, a atenção deve ser redobrada, pois pode causar danos no segundo molar ou em outras estruturas internas. Na maioria dos casos, deve ser extraído.

A cirurgia de extração do terceiro molar é similar a de outros dentes. O que muda é apenas a dificuldade para o profissional. Em alguns casos é possível até retirar os quatro dentes de uma só vez. Mas o mais indicado é sempre extrair no máximo dois dentes de cada lado por vez, assim um lado é poupado para a mastigação no pós-operatório.

O mais importante no caso de necessidade de extração dos dentes do siso é certificar-se que o cirurgião-dentista é especialista em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, para que a cirurgia seja feita com o mínimo de trauma possível e no menor tempo, resultando num pós-operatório mais tranquilo para o paciente.