segunda-feira, 28 de março de 2011

Picaretagem na Internet....PODE?

A Internet está povoada por um grande número de descontos na área da Odontologia. Tratada como terra de ninguém, quando diz respeito à legislação e à ética, a Internet vem sendo usada por grandes clínicas para divulgar seus tratamentos a preços bem abaixo do mercado, o que é antiético.
Isso é uma banalização dos procedimentos, transformando-os em simples produtos à serem vendidos, assim como sites de desconto oferecem grandes descontos em peças de teatro, cinemas, restaurantes e tratamentos estéticos. Porém, esses são serviços que independem do consumidor. Qualquer um pode comer uma Pizza mais barata ou ir ao cinema pagando pouco. Agora, não é qualquer um que pode chegar numa clínica odontológica e fazer um clareamento dental. A boca do paciente precisa ser preparada para o clareamento. Coroas e restaurações não são clareadas pelo clareamento. E aí? O que fazer com o paciente que pagou os seus R$ 350,00 para fazer o clareamento e quando chega na clínica, descobre que vai precisar trocar suas coroas nos incisivos centrais?
As entidades de classe, o CRO, o CFO e os Sindicatos deveriam orientar a população sobre a banalização dos tratamentos odontológicos, já que a internet permite qualquer tipo de divulgação.
O Clareamento é um procedimento odontológico que deve ser efetuado por um profissional ou supervisionado por um profissional. Alguns produtos podem causar queimação da mucosa, alergias, manchas e outros problemas.
Vamos alertar a população para essa picaretagem via Internet que degrada cada vez mais nossa profissão. Só assim, poderemos ter uma odontologia séria e respeitada. Nós, dentistas, não fazemos perfumaria, não. Somos profissionais da área da saúde.
Reportagem da Veja On Line