segunda-feira, 4 de abril de 2011

Porque tantas pessoas atualmente necessitam de tratamento ortodôntico

Veja alguns dos motivos pelos quais os pacientes devem buscar um tratamento ortodôntico:

• Pela falta de desenvolvimento das arcadas dentárias, que  inicia quando a mãe deixa de amamentar seu bebê. A amamentação é muito importante para o desenvolvimento dos arcos dentários superior e inferior (osso da maxila e mandíbula) dos músculos da face, da posição correta dos dentes, da postura da língua e também para a criança aprender a deglutir e respirar pelo nariz.

• A alimentação pobre em fibras, alimentos duros, não estimula o desenvolvimento das arcadas dentárias, o que leva a alterações na mastigação e consequentemente, na oclusão.

• Problemas respiratórios como rinites alérgicas, bronquites e sinusites; desvio de septo nasal; hipertrofia de amígdalas e adenóides , que resultam em uma respiração pela boca onde não desenvolvem os ossos da face e arcadas dentárias corretamente para que todos os dentes possam se posicionar adequadamente.

• Hereditariedade é um fator que passa de pai para filho e também perpetuam na deformação das arcadas dentárias e bases ósseas (maxila e mandíbula).

• Mistura de raças: o brasileiro apresenta uma grande miscigenação de raças como: brancos e negros, amarelos e brancos, etc. Essa mistura, faz com que as bases ósseas da face fiquem comprometidas e os dentes grandes de um tipo de raça não cabem no arco dentário de outra raça, por exemplo.

• Hábitos como chupar chupetas e dedos, uso de mamadeiras, dormir e ficar com as mãos embaixo do rosto, roer unhas, causam grandes deformações nos ossos e arcos dentários.

• A facilidade no tratamento ortodôntico, ja que o custo do tratamento ortodôntico diminuiu muito nos últimos anos devido a grande quantidade de profissionais no mercado, bem como a tecnologia que diminuiu o tempo de consulta, ou seja a hora/consulta diminuiu de valor. A tecnologia também proporciona a colocação de aparelhos em adultos e até na terceira idade.

• Dentes de leite extraídos antes do tempo: Muitas pessoas extraem os dentes de leite antes da hora, e eles são importantes para manterem o espaço dos dentes permanentes, direcionando-os ao local Ideal.

E você, já procurou um Ortodontista?