quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Miniparafusos em Ortodontia

A Ortodontia, especialidade odontológica que procura aperfeiçoar a função e a estética do sorriso, não pára de evoluir. Uma das mais recentes técnicas auxiliares empregadas pelos especialistas da área para corrigir a posição dos dentes é a colocação de miniparafusos na região lateral da gengiva, que permite melhor correção de diversos problemas ortodônticos e substitui alguns aparelhos intra e extra-bucais.
Os miniparafusos são indicados para vários casos, como por exemplo pacientes que precisam corrigir o posicionamento de alguns dentes somente e não de toda a arcada, ou para substituir aparelho extra-bucal em casos com extrações. No tratamento convencional deste problema, o aparelho ortodôntico é apoiado em um outro dente já bem posicionado. O problema é que, pelo método tradicional, ocorre influência recíproca de forças, e a tensão resultante pode prejudicar o dente que está em posição correta.
Com os miniparafusos colocados na lateral da gengiva, entre as raízes dentais, o apoio é feito na própria estrutura que se conecta diretamente aos dentes a serem movimentados. Os pinos são fixados ao osso e não se movem, garantindo maior eficiência ao tratamento. Os parafusos são facilmente removidos quando seu uso não é mais necessário.
Poucos profissionais dominam a ancoragem absoluta com miniparafusos, e suas aplicações e benefícios ainda são desconhecidos da maioria da população.
Caso queira mais alguma informação, mande uma mensagem!