sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Dicas de escovação para quem usa aparelho ortodôntico!

O uso de aparelhos ortodônticos, especialmente os fixos, requer atenção e cuidados redobrados de higiene bucal para evitar que ocorra gengivite durante o tratamento ortodôntico, o que pode dificultar a movimentação dentária e podendo até legar à interrupção temporária do tratamento até que o quadro seja revertido.
Isto porque, com o aparelho fixado na boca, aumenta o número de superfícies retentoras de restos alimentares e, consequentemente, de placa bacteriana que, como o próprio nome indica, é muito rica em microorganismos.
Assim, o acúmulo de placa no dente, no aparelho e entre o dente e a gengiva, acaba levando a uma inflamação gengival com sangramento, que pode levar progredir para uma doença periodontal se não for tratado.
Some-se a esse quadro o fato de que o aparelho se constitui em um obstáculo para a auto-limpeza, isto é, aquela limpeza que a própria boca dá conta de fazer com os lábios e com a língua - a autóclise -, quando da mastigação dos alimentos.
Também é preciso considerar que a própria presença do aparelho dificulta, ao menos em parte, a técnica de escovação.
O segredo para evitar gengivite é escovar os dentes sempre que se alimentar, e na última escovação (antes de dormir), caprichar bastante, levando a escova a passear por todos os lados dos dentes, na região da gengiva e nas reentrâncias do aparelho. Além disso, importante também conferir sempre, no espelho, se os dentes estão realmente limpos e se o aparelho e as gengivas foram devidamente higienizados.
O uso do fio-dental é funamental e auxilia bastante a limpeza das áreas que a escova dental não alcança. Com aparelho fixo, o fio-dental deve ser usado com cuidado, passando entre os dentes e o aparelho, com auxílio de passa-fio de plástico, que facilita bastante a passagem do fio dental por baixo do fio ortodôntico.
Escovas do tipo unitufo, ou seja, as que contêm um chumaço único de cerdas, costumam ajudar nesta limpeza, principalmente ao redor dos bráquetes.
Para quem usa aparelhos fixos, os antissépticos bucais também são importantes. Recomenda-se usar antissépticos sem álcool, incolores e com flúor, para não mancharem ao redor dos bráquetes e protegerem os dentes contra cáries, sem queimar a mucosa bucal.





O aparelho removível também favorece o acúmulo de placa, tanto nos dentes, quanto nele próprio, podendo resultar na desmineralização do dente, perigo que pode ser evitado por uma boa limpeza na boca (dentes, gengivas e por dentro das bochechas) e por igualmente eficaz escovação do aparelho, com creme dental.
Seguidos estas simples dicas de escovação, sua gengiva vai estar sempre saudável, a boca perfumada, fresquinha e o aparelho bem cuidado. Crianças e adolescentes com aparelho e dentes sujos causam péssima impressão, exalam cheiro ruim e sentem gosto desagradável na boca, transformando o sorriso, que seria o carro-chefe da beleza facial, num pobre príncipe em andrajos. E você, já escovou seus dentes hoje?? Quer tirar alguma dúvida sobre escovação?