quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Quanto tempo dura um tratamento ortodôntico?

Esta é a primeira pergunta que os pacientes fazem aos Ortodontistas. Logo em seguida, relatam sobre tratamentos de amigos e parentes que duraram cinco, seis, sete anos. Meus Deus!!! Acho que eu não acreditaria num Ortodontista que levasse mais de quatro anos para finalizar um tratamento, com certeza desistiria antes.... Mas por que será que isso acontece com tanta frequência?
Na realidade, a maioria dos tratamentos ortodônticos dura em média dois anos. No mínimo um ano e meio, e no máximo três anos em situações mais complexas. Mas por que então que o tratamento desta ou daquela pessoa durou tanto tempo? Ou pior, por que mesmo com esta duração o tratamento não ficou bom?
Existem dois motivos para isso acontecer: falta de conhecimentos técnico-científicos do profissional e a chamada "enrolação".
A Ortodontia é uma especialidade extremamente complexa da Odontologia. Para se tornar um ortodontista o dentista precisa cursar uma pós-graduação que dura três anos. Ocorre que nem todas as pós-graduações formam bem os ortodontistas e a grande maioria sai dos cursos sem saber diagnosticar e planejar um caso. Ou pior ainda: muitos dentistas fazem apenas um ou dois cursinhos de Ortodontia e se julgam capacitados para planejar e executar corretamente tratamentos ortodônticos, quando na verdade sabem somente colar pecinhas nos dentes.
Diagnóstico e planejamento são as etapas mais difíceis de um tratamento. Para realizá-los são necessários conhecimentos muito profundos sobre a anatomia e o crescimento dento-crânio-maxilar, sobre histologia, sobre física e sobre as centenas de técnicas ortodônticas. Sem este conhecimento o profissional não saberá resolver seus casos e será um mero colador de brackets. Afinal, qualquer pessoa minimamente treinada (nem precisa ser dentista) consegue colar as peças do aparelho nos dentes. Mas diagnosticar os problemas, estabelecer um planejamento para solucioná-los e executar o planejamento dentro do prazo estimado, não é para qualquer um. É necessário ser um VERDADEIRO ortodontista.
Em relação à questão financeira, podemos dizer que muitos profissionais se aproveitam das famosas manutenções mensais e prolongam o tratamento para continuarem recebendo o pagamento, em troca de enrolações no tratamento. O correto é o Ortodontista já dar uma previsão da duração do tratamento ANTES de iniciá-lo, e fazer o possível para cumpri-lo. Sabe-se, porém, que muitos atrasos com o tratamento são por culpa dos pacientes também, que faltam às consultas mensais ou quebram muito o aparelho, o que aumenta a duração do tratamento.
Portanto, fique esperto! A ortodontia não é brincadeira e conseqüências graves podem ser o resultado de um tratamento realizado por um profissional mal treinado.